FRANCISCA LUZ


Somos a família Luz. Eu, Francisca, sou pegadoga e terapeuta. André, meu marido, é pastor da IASD e pós graduado em terapia. Andrezinho, nosso filho mais velho, está cursando o terceiro ano de Psicologia e o Guilherme está no Ensino Médio.

Algum tempo depois do nascimento do Guilherme percebemos que ele tinha algumas dificuldades no desenvolvimento e no processo de comunicação.

Visitamos varios médicos e especialistas, mas foi apenas quando o Guilherme completou 7 anos que foi diagnosticado com uma síndrome sobre a qual nunca tínhamos ouvido falar: Asperger, que simplificando, é um tipo de Autismo.

Como família tivemos muitos desafios. Não foi fácil nos primeiros anos lidar com nosso próprio desconhecimento sobre o tema e, principalmente, com o bullying e a falta de aceitação que ele sofria.

Mas o Guilherme soube lidar com os desafios e driblou as dificuldades.

Um de seus maiores dons é a capacidade de ver o lado positivo de cada pessoa.
É extremamente inteligente e vai muito bem no colégio (especialmente nas exatas). Ao falar, usa o “português” de forma irretocável.
A música também é um dos seus talentos. 

Mesmo assim, algumas características da síndrome o acompanham. Não saber mentir é uma delas. Essa sinceridade já nos colocou em alguns constrangimentos, rsrsrsrs. Guilherme possui pouca habilidade de socialização e comunicação, mas é terno, amável e gentil.

Somos uma família que tem amado muito e aprendido muito. Nas palavras do próprio Guilherme, todos nós temos nossas síndromes e cabe a nós acolher a nós mesmos e um ao outro.

Fale Conosco

Nome

E-mail *

Mensagem *